Como é o calendário mensal de apurações do Lucro Presumido?

Módulo 3 | Fiscal


Para iniciarmos a apuração mensal da sua empresa, que está enquadrada no regime tributário do Lucro Presumido, é necessário que o faturamento mensal já esteja concluído. Todo primeiro dia útil de cada mês iniciamos a apuração dos impostos sobre o faturamento da sua empresa no mês anterior, por isso é importante que, caso você emita ou cancele alguma nota fiscal referente ao período da apuração após o dia 1º, não deixe de nos comunicar através do e-mail contador@conube.com.br. Por questão de segurança dos dados, nossa equipe não tem acesso a emissão ou cancelamento de notas fiscais da sua empresa. 

Se a sua empresa está localizada em Brasilia ou Florianópolis, é obrigatório que nos encaminhe as NFs de faturamento, através da tarefa “confirmar faturamento”, até o dia 2 do mês seguinte. 

No regime do lucro presumido o recolhimento tributário é efetuado em 5 tipos de impostos: 

O ISS (Imposto Sobre Serviços), que é um imposto municipal, calculado sobre a receita bruta (total das NFs emitidas), deve ser recolhido mensalmente. O percentual e a data de vencimento variam conforme a prefeitura. A guia estará disponível pela Conube na tarefa “Pagar ISS”. 
O PIS (Programa de Integração Social) e o COFINS (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social) são impostos federais, calculados sobre a receita bruta (total das NFs emitidas). Devem ser recolhidos mensalmente, todo dia 25 ou último dia útil anterior. O PIS é calculado 0,65% sobre a receita bruta, já o COFINS o percentual é de 3%. A guia estará disponível pela Conube na tarefa “Pagar PIS e COFINS”. 
O IRPJ (Imposto de Renda Pessoa Jurídica) e o CSSL (Contribuição Social Sobre o Lucro) são impostos federais, calculados sobre uma base de cálculo presumida obtida sobre a receita bruta (total das NFs emitidas). Devem ser recolhidos trimestralmente, todo último dia útil do mês seguinte ao término do trimestre. O IRPJ é calculado entre 15% e 25% sobre a base de cálculo. Já a CSSL, o percentual é de 9%. A guia estará disponível pela Conube na tarefa “Pagar IRPJ e CSSL”. 
O prazo da Conube para disponibilizar a guia para pagamento é de até 5 dias antes do vencimento. 

Se quiser saber mais sobre o Lucro Presumido, veja o nosso post: O que é Lucro Presumido? Características, prós e contras!