Depois de classificar e descrever os lançamentos, é importante também que você anexe uma documentação suporte para cada um
Tão importante quanto o controle financeiro e a escrituração contábil da sua empresa é a documentação que comprova os fatos neles registrados. Indispensável destacar que qualquer registro contábil mantido sem a respectiva comprovação hábil não atende em nada à finalidade a que se destina.
> Se quiser saber mais sobre o assunto, leia este post:
https://conube.com.br/blog/o-que-e-documentacao-suporte/
Vale lembrar que só é necessário ter a comprovação das transações realizadas pela pessoa jurídica, ou seja, pela sua empresa. Os pagamentos realizados em contas de algum dos sócios não são considerados para a contabilidade e, por isso, não é necessário entregar, tão pouco comprovar.
Dependendo da categoria da movimentação, o envio de uma documentação suporte será obrigatório. Isso acontecerá nas seguintes classificações:
- Aporte de Sócio
- Empréstimo com Terceiros
- Investimentos
- Mútuo com Sócios
- Empréstimos com Terceiros
- Investimentos
Para cada caso há uma documentação hábil suporte. Veja alguns exemplos:
> Pagamento de despesas e compra de imobilizado = nota fiscal, cupom fiscal, recibo ou fatura (sendo que estes dois últimos somente para quem não está obrigado a emitir nota fiscal ou cupom fiscal, como táxi, advogado, aluguel, sindicatos, associações, autônomo).
> Pagamento de salários = holerites e folha de pagamento
> Pagamento de impostos e encargos = guias utilizadas para base do pagamento
> Recebimento de clientes = nota fiscal da venda do serviço ou produto
> Mútuo com os sócios = contrato formalizando a operação
> Empréstimos concedidos ou recebidos de terceiros = contrato formalizando a operação
Também há casos que não possuem uma documentação hábil suporte, como:
> Transferências entre contas correntes da empresa;
> Pagamento de dividendos;
> Aplicações e resgates de aplicação financeira;
> Pagamento de tarifas bancárias;
> Aporte de capital por parte dos sócios;
> Pagamento de adiantamento a fornecedor;
> Recebimento de adiantamento de cliente.
Importante: a indicação da categoria para cada tipo de lançamento financeiro deverá estar de acordo com a natureza da operação, e ainda o documento anexado.
Se quiser mais informações, acesse:
> Guia de Tutoriais do Módulo Finanças
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