Módulo Finanças - Contas e Movimentações
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Como comprovar os lançamentos e por que você deve fazer isso?

Depois de classificar e descrever os lançamentos, é importante também que você anexe uma documentação suporte para cada um

Tão importante quanto o controle financeiro e a escrituração contábil da sua empresa é a documentação que comprova os fatos neles registrados. Indispensável destacar que qualquer registro contábil mantido sem a respectiva comprovação hábil não atende em nada à finalidade a que se destina.

> Se quiser saber mais sobre o assunto, leia este post:

https://conube.com.br/blog/o-que-e-documentacao-suporte/

 

Vale lembrar que só é necessário ter a comprovação das transações realizadas pela pessoa jurídica, ou seja, pela sua empresa. Os pagamentos realizados em contas de algum dos sócios não são considerados para a contabilidade e, por isso, não é necessário entregar, tão pouco comprovar.

Dependendo da categoria da movimentação, o envio de uma documentação suporte será obrigatório. Isso acontecerá nas seguintes classificações:

  • Aporte de Sócio
  • Empréstimo com Terceiros
  • Investimentos
  • Mútuo com Sócios
  • Empréstimos com Terceiros
  • Investimentos
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Para cada caso há uma documentação hábil suporte. Veja alguns exemplos:

> Pagamento de despesas e compra de imobilizado = nota fiscal, cupom fiscal, recibo ou fatura (sendo que estes dois últimos somente para quem não está obrigado a emitir nota fiscal ou cupom fiscal, como táxi, advogado, aluguel, sindicatos, associações, autônomo).

> Pagamento de salários = holerites e folha de pagamento

> Pagamento de impostos e encargos = guias utilizadas para base do pagamento

> Recebimento de clientes = nota fiscal da venda do serviço ou produto

> Mútuo com os sócios = contrato formalizando a operação

> Empréstimos concedidos ou recebidos de terceiros = contrato formalizando a operação

Também há casos que não possuem uma documentação hábil suporte, como:

> Transferências entre contas correntes da empresa;

> Pagamento de dividendos;

> Aplicações e resgates de aplicação financeira;

> Pagamento de tarifas bancárias;

> Aporte de capital por parte dos sócios;

> Pagamento de adiantamento a fornecedor;

> Recebimento de adiantamento de cliente.

Importante: a indicação da categoria para cada tipo de lançamento financeiro deverá estar de acordo com a natureza da operação, e ainda o documento anexado.

Se quiser mais informações, acesse:

Guia de Tutoriais do Módulo Finanças

 

Caso precise de alguma ajuda, estamos à disposição! 😀