Porte Empresarial

EIRELI - Aspectos relevantes sobre o capital

A lei 12.441/2011 institui a figura da EIRELI, traz os seguintes aspectos com relação ao capital.

"Art. 980-A. A empresa individual de responsabilidade limitada será constituída por uma única pessoa titular da totalidade do capital social, devidamente integralizado, que não será inferior a 100 (cem) vezes o maior salário-mínimo vigente no País."

Uma declaração de que o capital encontra-se totalmente integralizado basta, especificando a forma da realização, ou seja, se o ato constitutivo disser que o capital foi integralizado em moeda corrente nacional é válido perante o DNRC (leia-se Junta Comercial).

O que é preciso ficar atento é que se a empresa efetuar qualquer alteração a Junta Comercial exige que o capital seja atualizado para 100 salário-mínimo vigente à época da alteração. Desta maneira, passado alguns anos e se precisa alterar o endereço terá que efetuar atualização do capital.

Vejamos o exemplo de uma EIRELI que foi constituída em 2011, quando 100 salário minimo era de R$ 54.000,00 e alterou o endereço em 2016, também deverá o capital para R$ 88.800,00.

Lembrando quando você assina a abertura de uma EIRELI com os dizeres que o capital foi integralizado em moeda corrente nacional, é como você assinasse que o dinheiro está disponível em espécie para empresa.

 

Sobre a Conube: É um sistema de Contabilidade Online voltado para prestadores de serviço. Fazemos tudo que um escritório tradicional por um preço acessível e uma plataforma que facilita sua vida. Com a Conube, o usuário acompanha tudo o que acontece na contabilidade da empresa, de casa ou do celular, com total transparência. Você emite notas fiscais eletrônicas e deixa a burocracia por conta dos nossos contadores.

Quando for abrir sua empresa, considere a Conube como sua solução.