Qual a melhor forma de receber o valor faturado?

Módulo 2 | Faturamento


A forma de recebimento do valor faturado varia sempre de acordo com o negociado entre a sua empresa e o seu cliente. Por isso recomendamos, sempre que possível, a formalização da operação através de um contrato comercial de prestação de serviços firmado entre as partes. 

Mas quais são as formas que você pode receber os seus honorários? 

- Boleto bancário = neste caso a emissão do boleto pode ser feita através da conta bancária da sua empresa ou do sistema financeiro que você tenha contratado. 

- Transferência eletrônica = o cliente realiza o pagamento através de transferência eletrônica (DOC ou TED) diretamente na conta bancária da sua empresa. 

- Depósito bancário na conta da sua empresa = neste caso vale lembrar sobre a possível dificuldade de identificar o pagador. 

- Dinheiro = esta é a forma menos recomendada pela Conube. Lembrando que toda a movimentação realizada em dinheiro (recebimentos ou pagamentos) deve ser informada num controle à parte de movimentação de caixa. 

- Permuta = você presta o serviço em troca de receber algum bem ou ainda outro serviço. Importante mencionar: ainda que a permuta seja a forma de pagamento entre as partes, ela não isenta a emissão de NF.