Minha nota fiscal tem retenções de impostos?

Módulo 2 | Faturamento


Você tem dúvida se a sua nota fiscal deve ter retenções de impostos? A resposta é: depende! 

Empresas tributadas pelo Lucro Presumido podem estar sujeitas à retenção de tributos, como IR, PIS, Cofins, Contribuição Social, INSS e ISS, mas depende do tipo de serviço que a sua empresa está prestando e onde está localizado o seu cliente. 

Os valores de impostos retidos pelo seu cliente serão abatidos do valor que você tem a receber dele e ainda descontados do valor a pagar dos impostos mensais calculados sobre o faturamento total da sua empresa. 

No caso de empresas tributadas pelo Simples Nacional, o único imposto sujeito à retenção é o ISS e a regra varia conforme a atividade econômica e a localização do seu cliente. 

Neste caso, também, os valores de impostos retidos pelo seu cliente serão abatidos do valor que você tem a receber dele e ainda descontados do valor a pagar dos impostos mensais calculados sobre o faturamento total da sua empresa. 

A Conube possui uma tabela que indica as condições de retenções de impostos. Solicite à nossa equipe através do e-mail contador@conube.com.br e confira se a sua empresa se enquadra nesta situação.