Tutoriais

Passo a passo para instalação do validador SPED Contábil

Veja aqui um passo a passo para instalação do programa validador Sped Contábil e assinatura do arquivo recebido da contabilidade.

O usuário deverá acessar o site da Receita Federal clicando aqui para baixar o arquivo para instalação do programa.

Após o download, o ícone que vai aparecer, normalmente na área de trabalho do computador.

Uma vez instalado o programa SPED Contábil, passaremos para o próximo passo, que é a importação do arquivo TXT recebido da contabilidade.

Abra o programa e vá no menu Arquivo (lado superior esquerdo). Em seguida, clicar em Escrituração Contábil, como mostra a figura abaixo.

Depois clique em Restaurar Cópia de Segurança e procure o arquivo recebido da contabilidade para assinatura, conforme mostra imagem abaixo.

Encontrado o arquivo selecione-o e clique em Abrir, logo em seguida deverá aparecer a seguinte tela.

Selecione sua empresa e clique em ok, depois salve o arquivo em sua área de trabalho, como aparece na figura seguinte.

Clique em Abrir e aparecerá a seguinte mensagem:

Selecione a sua empresa, conforme circulado abaixo e abra as pastas até a última linha. Veja as próximas duas imagens para entender melhor.

Feito isso, aparecerá do lado direito um quadro com as informações de sua empresa. Clique em Assinar Escrituração Digital, como pode ver na próxima figura.

Em seguida será habilitado um quadro com os nomes dos responsáveis pela empresa, empresário e contador. Veja a imagem abaixo.

Agora falta pouco para assinar. Basta conectar seu certificado do tipo A3 em seu computador e clicar em seu nome, como pode ver na figura abaixo.

Neste caso, para fins didáticos, escolhemos o nome do contador responsável, mas você deverá clicar no nome do responsável legal da empresa e deverá aparecer o quadro abaixo:

Agora basta selecionar o certificado digital, conforme destacado, e depois clicar em Ok, como indica a seta.

Com isso, você acaba de assinar seu SPED Contábil!

Agora é preciso exportar o arquivo assinado e devolver ao contador por e-mail para que ele proceda a entrega aos órgãos competentes.

Para exportar o arquivo, siga as indicações das próximas duas figuras.

Pronto! Chegamos ao final!

Clique em Gerar Cópia de Segurança e salve o arquivo em sua área de trabalho. Não tem problema em subscrevê-lo.

Não esqueça de devolver o arquivo assinado ao seu contador para que ele tome as providências necessárias!

Se tiver algumas dúvida, entre em contato com a nossa equipe!